sábado, 28 de maio de 2011

PIAUÍ... TERRA QUERIDA!!!

Eu sou da terra de Torquato Neto, um anjo torto que escreveu poesias pra lá de certas. Da terra que, como disse Da Costa e Silva, outro grande poeta, é um céu, se há um céu sobre a terra.

Aliás, eu sou da terra dos grandes poetas: H. Dobal, Mário Faustino e outros tantos que em prosa e em verso não me deixam esquecer essa terra.

Eu sou da terra da cajuína, feita de caju, que já vem com uma castanha pregada na ponta.

Oxente!

Eu sou da terra que mais produz caju e a danada da castanha. Eu sou da terra que não faltam coisas gostosas: manga, doce de caju, de limão, paçoca, baião-de-dois e Maria-isabel, longe de ser uma pessoa, é um prato feito com arroz e carne-de-sol.

E, por falar em sol, eu sou da terra que é filha do sol do Equador, das grandes várzeas e chapadas. A Chapada do Corisco, por exemplo, troveja tanto que quando chove é o mesmo que tá tendo uma festa no céu.

Eu sou da terra das Serras das Confusões e da Capivara, essa é tão arretada de bonita que inspirou o homem primitivo e, até hoje, inspira gente como Niede Guidon, que não nasceu na terra, mas é como se tivesse nascido.

Aliás, nossa terra só nasce gente boa.
Deve ser porque essa terra é doce, tão doce que faz muito mel. Mel para dar, vender e exportar. E exportação é o que essa terra mais tem feito. Carnaúba, soja, algodão levam a nossa terra para além-mar. Mar, que é o destino do nosso velho monge, que depois de se encontrar com o Poty, vai desaguar em grande estilo formando o maior delta das Américas.

Eu sou da terra que é maior e única em muitas coisas. Prova disso é a opala, pedra preciosa que só tem em dois lugares do mundo. Um deles foi cair bem na minha terra.

Eu sou da terra de gente corajosa que botou pra correr com pau e pedra, o major Fidié. A Batalha do Jenipapo foi tão importante para a independência do Brasil que entrou para a história. De batalha e trabalho, minha terra entende. Graças ao trabalho de sua gente, hoje é pólo de saúde. Pra cá vem gente de tudo quanto é canto, só pra se tratar.

Essa terra faz bem!
Basta perguntar pra quem veio morar aqui se quer ir embora. Dizem que é a água, mas, é a terra mesmo, que é tão boa, que até mamona vira combustível. O biodiesel é a maneira mais ecológica do mundo de se fazer o carro andar.

Eu sou da terra da Cachoeira do Urubu, das Sete Cidades, da Pedra do Castelo, do Morro do Gritador, da Lagoa do Portinho. Eu sou da caatinga, dos cerrados. Eu sou litorâneo, sertanejo. Eu sou ribeiro. Eu sou da terra que pra geografia é Meio-norte, mas pro coração é mundo inteiro.

Piauí terra Querida... é feliz quem vive aqui!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário