AGENDA POLÍTICA RJNE 2010/2012
LINHAS DE ATUAÇÃO:
1. CONTROLE SOCIAL: Qualificar a atuação das juventudes nos espaços políticos conquistados incluindo o monitoramento dos conselhos de juventudes (nacional, estaduais e municipais); incentivar a atuação das juventudes nos mais variados mecanismos de controle social, como orçamento participativo e o plano diretor, além de fomentar o controle dos gastos públicos e das informações vinculadas na mídia;
2. FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO DA BASE: Qualificar as juventudes que compõem os grupos que estão na rede ou não nas seguintes áreas: Gênero e sexualidade; Saúde sexual e reprodutiva (aborto); Participação política juvenil; Apontamos também a necessidade de manter informada a base de jovens que compõe a rede a cerca das discussões e deliberações feitas, de maneira a descentralizar a rede dos representantes regionais.
3. REDUÇÃO DO EXTERMINIO DA JUVENTUDE: Lutar pela garantia da vida e da qualidade de vida dos jovens, contra formas de violência, contra a redução da maioridade penal, e a favor da descriminalização do aborto.
4. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA JOVENS RURAIS: Garantia das oportunidades de desenvolvimento para a juventude do campo no campo – educação do campo de qualidade e reforma agrária considerando a juventude nesta, desburocratização dos programas existentes como “minha primeira terra” e o “PRONAF JOVEM”, entre outros.