Apresentação


A Rede de Jovens do Nordeste, surgiu em 1998, a partir da articulação de entidades, ONG´S, e movimentos juvenis nos estados de PE, PB, RN, Com a participação dos e das jovens em eventos formativos promovidos pela EQUIP - Escola de Formação Quilombo dos Palmares e da Escuela Latino-americana de Liderazgo Juvenil, no México. Entretanto, também surgiu da necessidade das organizações das juventudes por um espaço de troca de experiências, debates e proposições de políticas públicas para este segmento, na construção e animação do fazer formativo que superasse as dimensões de casa, bairro, cidade, estado.
            Entendendo este espaço como de fortalecimento, ampliação, mobilização e qualificação da intervenção dos diversos segmentos e movimentos juvenis, buscando  a Identidade Juvenil Nordestina.
            Foi no ano de 2000, que a juventude protagonizou o processo da estruturação dos núcleos nos nove estados do Nordeste, realizando diversos iniciativas como: seminários, festivais, encontros, acampamentos, intercâmbios, inter-núcleos e representando a rede em espaços, em nível nacional e internacional, debatendo com outros atores sociais.
            A partir do nosso amadurecimento e de nossas ações formativas, definimos estratégias de intervenção, que garantiram e garantem a participação da juventude nordestina em importantes espaços de discussão: PPA - PlanoPluri-anual, Conselhos Municipais e Estaduais, Conferências, Seminários, Fóruns e outros.
            Hoje, a RJNE é um espaço de articulação, protagonismo e empoderamento juvenil, na construção de um campo democrático popular e tem como eixos norteadores de suas ações: Articulação, Mobilização, Organização, Formação e Intervenção, reunindo os mais variados tipos de grupos juvenis oriundos de diferentes organizações sociais. Os jovens que tecem esta rede encontram - se em sua maioria, entre 15 e 29 anos e militam nas diferentes organizações sociais.
            A Rede de Jovens do Nordeste apresenta como missão de “Potencializar a participação social e a articulação das juventudes nos processos de formação e de intervenção política na promoção dos direitos no Nordeste Brasileiro”.
            Acreditando no potencial das juventudes em trilhar novos caminhos, a Rede de Jovens do Nordeste vem através desta carta animar e potencializar as nossas ações.

“Em uma sociedade muito contraditória,
encontramos a esperança de quem luta por
vitória; È a força da juventude querendo
mudar a história .”
Severino Santos Terto