Tema: Intercâmbio Regional das Juventudes dos Territórios da Cidadania
Data: 31 de maio de 2011
Local: Auditório da FETAG
Coordenação: Ianara e Venício
“Não haverá borboletas se a vida não
passar por longas e silenciosas
metamorfoses.”
(Rubem Alves)
passar por longas e silenciosas
metamorfoses.”
(Rubem Alves)
* Espaço de (des)construção continuada e (in)formação juvenil.
PRINCIPAIS PASSOS DO ROTEIRO
Primeiro Passo: Mística de Abertura, Boas Vindas, Exercício de integração do grupo e Acertos com os horários
Ianara dá início ao Coletivo Estadual da Rede de Jovens do Nordeste – Coletivo Piauí dando boas-vindas para @s Juventudes dos Territórios e que mais uma vez a capital Teresina, acolhe e sedia mais uma atividade da RJNE. Ressaltando a integração d@s jovens, pois estávamos avançando bastante em relação à organização dos jovens nos territórios e para que participou do processo desde o início a cada momento sentimos o quanto estamos nos fortalecendo enquanto jovens, ou melhor, enquanto grupo, grupo este de muita atitude.
ACORDO DE CONVIVÊNCIA
- Almoço será de somente 01hora, devido o tempo do Coletivo ser bastante reduzido;
- Celular no silencioso;
- Evitar conversas paralelas;
- Limpeza e organização do ambiente.
COMISSÕES DE TRABALHO | |
RELATORIA | Ianara, Venício e Suellen |
ANIMAÇÃO | Catharyna, Uana e Tainã |
AVALIAÇÃO | Fernandinha e Silvam |
CUIDADO COM O ESPAÇO | Assuero, Vicente e Fagner |
Nº | TERRITÓRIOS | |
Planície Litorânea | --- | |
Cocais | PRESENTE | |
Carnaubais | PRESENTE | |
Entre Rios | PRESENTE | |
Vale do Sambito | --- | |
Vale do Canindé | PRESENTE | |
Vale do Rio Guaribas | PRESENTE | |
Serra da Capivara | --- | |
Vale dos Rios Piauí e Itaueiras | PRESENTE | |
Tabuleiros do Alto Parnaíba | --- | |
Chapada das Mangabeiras | PRESENTE |
Em seguida, Ianara convida @s jovens para uma simples apresentação, dizendo o nome, de onde vem e para que veio.
Posteriormente, Ianara resgata os sentimentos que mexem com @s participantes a partir da seguinte pergunta: “Quais as preocupações e motivações com o intercâmbio?”. Sendo que, esses sentimentos serão fixados num painel, para que assim, possamos partilhar desses sentimentos.
PREOCUPAÇÕES | MOTIVAÇÕES |
Como contribuir; | Aproveitar todo o conhecimento adquirido; |
Apresentação cultural do Estado; | Adquirir mais conhecimento; |
Levar novos conhecimentos para seus municípios; | Atividade cultural do Estado e a Feira dos Territórios; |
Mostrar de forma mais clara as qualidades e as potencialidades do nosso Estado; | Temos vários lugares para o turismo e uma linda cultura; |
De que melhor forma podemos representar o Estado; | Um momento de agregar mais valores socioculturais; |
De não acontecer conforme combinado; | De está conhecendo lugares, pessoas e culturas diferentes; |
Nenhuma (até agora); | Troca de experiências; |
Como contribuir com a participação da juventude do nosso Estado; | Motivado em continuar com a nossa luta; |
Fomentar o debate das Políticas Públicas de Juventude; | Reencontro; |
Apresentar de forma clara a nossa cultura; | A troca de conhecimento cultural; |
Garantir para que todos participem; | A troca de experiências; |
Inclui os jovens do Território dos Cocais nas Políticas Públicas; | *** |
Absorção, Interferência; | Geração e acúmulo de experiências e conhecimentos; |
Fortalecimento da Juventude dos Territórios; | Compartilhar o sentimento do Intercâmbio (troca – vivência) |
Depois, apresentamos o objetivo geral e o roteiro pensado para o Coletivo.
Objetivo Geral: Contribuir para que os jovens dos territórios aprofundem sua compreensão sobre os processos do Intercâmbio Estadual e Regional e seu papel enquanto participante do Intercâmbio Regional das Juventudes dos Territórios e Movimento Social Juvenil.
ROTEIRO PROGRAMÁTICO |
09:00 – Primeiro Passo: Mística de abertura, Boas Vindas, Exercício de integração do grupo e Acertos com os horários 09:40 – Segundo Passo – Recuperação e reflexão sobre as “Tarefas de Casa” – Convite para o Encontro Preparatório... “Resgatando o Intercâmbio Estadual das Juventudes dos Territórios do PI” 11:00 – Terceiro Passo: Introdução temática ao conteúdo do Intercâmbio Regional 12:00 – ALMOÇO 13:30 – Quarto Passo: Exercício de preparação do Estado para o Intercâmbio Regional
14:30 – Quinto Passo: Apresentação e recomendações para o Estado... Acordos e Acertos para o ônibus com destino a Cabaceiras – PB
15:00 – Sexto Passo: II Conferência de Políticas Públicas de Juventude – “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação dos Direitos”
15:30 – Sétimo Passo: Avaliação e ato de encerramento |
Responsáveis: IANARA
Tempo aproximado: 40 min
Segundo Passo – Recuperação e reflexão sobre as “Tarefas de Casa” – Convite para o Encontro Preparatório... “Resgatando o Intercâmbio Estadual das Juventudes dos Territórios”
Venício continua o segundo passo dividido @s jovens em 04 grupos. Ressaltando que é importante fazer o registro da síntese das anotações realizadas entre @s participantes, que pode ser num cartaz.
- Resgate das lições de aprendizado do Intercâmbio Estadual;
(Fagner, Catharyna, Cajé e Leiane)
- Foi um momento de troca de saberes, onde várias culturas estavam reunidas, mostrando seu marco forte do território;
- Discussão de políticas públicas de seus territórios e falhas no território;
- Procurar inserir mais @s jovens em espaços existentes na comunidade.
Fagner fala que foi um momento de troca de saberes, onde várias culturas estavam reunidas, que mostraram seu marco forte do território.
Que a discussão de políticas públicas para as juventudes dos territórios.
- Resgate das lições de aprendizado do Intercâmbio Estadual;
(Uana, Assuero, Venício e Ianara)
- Provocação feita pelos gestores;
- Processo de aprendizagem de conhecer a JUVENTUDE;
- Lição de identidade enquanto JOVEM quilombola, rural, do campo,...
- Propriedade do conceito do que é Território;
- Mesmo com as diferenças os anseios e desejos são iguais.
- Contexto político... o que traz de novo?
(Hyassyca, Tainã, Rosilda e Hyassyca)
- Carnaubais: houve uma reunião para a apresentação da idéia do comitê, mas, não foi dado continuidade;
- Chapada das Mangabeiras: foi feita uma parceria com o CRAS para a realização dos Encontros de discussão, porém, não houve participação suficiente para avançar as discussões;
Hyassyca traz as preocupações de uma idéia que a mesma teve que é a criação de um vídeo das Juventudes dos Territórios para ser apresentado no Intercâmbio Regional, mas, que não foi dado continuidade.
Chapada das Mangabeiras: Tainã diz que foi feita uma parceria com o CRAS para realização dos encontros de discussão, porém, não houve participação suficiente d@s jovens para avançar as discussões.
Taynã explica a realidade do Território Chapada das Mangabeiras
Rosilda ressalta as fontes de discussão das Juventudes
- Contexto político... o que traz de novo?
(Erondina, Fernanda e Silvam)
Vale do Rio Guaribas: Não tinha nenhum Comitê. Mas, acredito que estamos avançando, pois foi criado um Comitê Municipal em Jacobina e que se reúnem a cada 02 meses. E, estamos pautando a articulação do Conselho Territorial.
Entre Rios: Não tem Comitê, mas, tem o Colegiado Territorial e não é um jovem, o representante. Sendo que, em Teresina temos tanto Conselho Municipal como Conselho Estadual de Juventude.
O que me despertou no Intercâmbio Estadual foi à organização da Juventude nos Territórios. Depois do Intercâmbio, voltei para meu município com o sentimento de articular o Comitê de Juventude no Território.
Erondina relata a articulação que foi feita no Território Entre Rios
Responsáveis: Venício e Ianara
Tempo aproximado: 1h 20 min
Terceiro Passo: Introdução temática ao conteúdo do intercambio Regional
Ianara começa esse passo resgatando o passo anterior. Em seguida, convida as juventudes dos territórios para sentar no chão em roda, compartilhando assim, de um momento de troca de experiências. A partir desse momento, a mesma coloca uma pergunta na roda: “Intercâmbio de Experiências Juvenis é...???”. A Jovem Educadora orienta @s participantes, que é interessante se fazer um cochicho com 02 (duas) ou 03 (três) pessoas que estiverem por perto, para complementarem a frase que foi colocada na roda.
De maneira descontraída, @s jovens que se sentiram à vontade foram se colocando e se posicionando de acordo com a roda de falas.
- Momento de troca de experiências;
- Crescimento pessoal;
- Diversão por reencontrar as amizades que foram construídas durante o processo do Intercâmbio;
- É um momento de descobertas, trocas de saberes, oportunidade de ampliar nossos e novos horizontes;
- Hora d@s jovens mostrarem sua cara, se relacionar e se envolver com outros territórios do Nordeste;
- Aprendizagem, Troca de experiências, Diversão e Despertamento para a organização do movimento juvenil;
- Formação de Lideranças;
- Troca de experiências;
- Formação;
- Organização das Juventudes;
- Troca de saberes;
- Adquirir novas aprendizagens;
- Fortalecimento da juventude.
Posteriormente, Ianara apresenta alguns elementos que estão no centro da roda, ou seja, algumas publicações da EQUIP e, fazendo referência a Série Sistematização e Metodologia do trabalho juvenil II “Metodologia do Trabalho de, para, e com a Juventude” e, mais especificamente, ao texto “Intercâmbio de Experiências: Ingrediente da Educação Popular” da Educadora Graça Elenice dos Santos Braga.
A jovem Educadora traz algumas reflexões utilizando frases em tarjetas retiradas do texto, como por exemplo, “Aprender-se a si mesmo educando, renovando nas práticas sociais”, ou seja, é justamente nesses espaços de formação coletiva que podemos aprender e educar ao mesmo tempo. Que “toda relação educativa será o encontro do viver e do ser”, pois a cada momento que nos (re)encontramos, podemos perceber e sentir os anseios e os desejos d@s jovens que vivenciam as mais variadas experiências. Ressaltando assim, uma referência do grande teórico da educação Paulo Freire, quando ele diz que “o seu papel de sujeito e não mero e permanente objeto”, que cada um@ participante a partir das experiências vivenciadas nos espaços formativos, @s mesm@s consigam dentro da sua realidade se fortalecerem e fortalecerem a juventude dos territórios. Que o encontro de gerações é extremamente importante, pois é com as semelhanças e diferenças que podemos perceber as diversas experiências e identidades juvenis é que formamos esse mosaico das Juventudes dos Territórios.
Fagner expressa a importância da juventude está nesses momentos formativos, tanto para compreender a conjuntura política como forma de trocar as experiências.
Erondina (Território Entre Rios – STTR de União) fala da sua realidade no seu município, que muitas vezes, a juventude é convidada somente para fechar chapa no sindicato, mas, que ela está conseguindo mudar essa realidade, pois está realizando encontros de jovens do sindicato.
Rosilda (Território Entre Rios – STTR de Altos) relata que no seu Sindicato, ela reivindica mesmo os direitos, direitos esses de voz e voto. Por que ela compreende que a Juventude não deve se sentir inferior aos demais diretores do Sindicato.
Vicente ressalta a importância dos jovens estarem inseridos nos espaços decisórios.
Uana Sara (Território dos Cocais) narra a situação da juventude no município de Esperantina, onde muitas vezes, a Juventude silencia com as decisões dos mais velhos. E, que o maior desejo dela é que a juventude esperantinense tenha autonomia de organização.
No todo, @s jovens presentes contaram sua vivências, as dificuldades enfrentadas em ocupar os espaços de direito da juventude, às situações em que são levados a exercer outros papéis que não são seus.
Silvam (Território do Rio Guaribas – STTR de Jacobina) diz que espaço ninguém se ganha, se conquista.
Rosilda: se posiciona relatando uma situação no seu sindicato... nós jovens não podemos abaixar a cabeça, por que monta em cima.
Erondina relata que muitas vezes, o sindicato tem as práticas de puxar tapete das pessoas. Mas, agora tenho atitude de ser a protagonista da minha realidade, onde estamos realizando o I Encontro de Jovens de União – PI.
Silvam diz que os espaços da política excluem os jovens, como por exemplo, o Senado que tem idade limite para ser Senador.
Por fim, Ianara apresenta o slide referente ao Intercâmbio Regional das Juventudes dos Territórios, explicando como serão as atividades em Cabaceiras-PB, ressaltando o local onde será o Intercâmbio para que @s jovens sintam e percebam o que está sendo preparado.
Responsável: IANARA
Tempo aproximado: 1h
Quarto Passo: II Conferência de Políticas Públicas de Juventude – “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”
Venício continua esse passo fazendo o chamamento para a 2ª Conferência de Políticas Públicas de Juventude. Ressaltando a importância das juventudes participarem desses espaços de construção coletiva em prol da organização e da implementação/efetivação dos direitos, isto é, das políticas públicas de juventude, que foram bastante discutidas durante a 1ª Conferência de Políticas Públicas de Juventude.
- Estratégias para garantir a participação das Juventudes dos Territórios
- Organização das Juventudes dos Territórios
- Fomentar os Comitês de Juventudes
Em seguida, Ianara apresenta um slide que foi construído pelo Conselho Estadual de Direitos da Juventude do Estado do Piauí – CEDJUV, intitulado de “Recordando o Processo de Organização da Conferência de Políticas Públicas de Juventude”. Ressalta a organização da 1ª Conferências Estadual de Políticas Públicas de Juventude que aconteceu durante os dias 13 a 15 de Março de 2008, com a presença de 800 participantes. Essa conferência foi realizada pela Coordenadoria dos Direitos Humanos e da Juventude (órgão extinto pelo atual Governo 2011-2014) e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Juventude. Tivemos a participação de mais de 40 municípios e mais de 50 movimentos e organizações juvenis dos diversos cantos do Piauí durante a Conferência Estadual.
Mais de 10 (dez) Conferências Regionais foram realizadas nos seguintes municípios: Floriano, Pedro II, Campo Maior, Picos, Bom Jesus, Esperantina, São Raimundo Nonato, Parnaíba, etc. Mais de 07 mil jovens mobilizados em todo o Estado nas etapas municipais, regionais e estadual. Foram 03 dias de Conferência Estadual, momento marcado por intercâmbios, troca de experiências, de valores, sentimentos e rumos políticos, um espaço de diálogo e construção política entre o Executivo, Legislativo e Sociedade Civil.
Sobre os temas debatidos, pontuamos os 12 (doze) temas: família, educação, cidade, trabalho, drogas, cultura, meio ambiente, sexualidade, diversidade, política, mídia e liberdades democráticas.
Ianara pontua a importante do Conselho Estadual dos Direitos da Juventude (CEDJUV), pois teve participação fundamental neste processo, sendo, considerado um grande marco na historio do movimento juvenil piauiense. Ressalta a lei ordinária Nº 5.618, de 27 de dezembro de 2006, que é a lei que cria o CEDJUV, com a finalidade de debater e analisar a situação da juventude do Estado, propor políticas públicas que respondam as demandas juvenis, sua auto-realização e que garantam sua integração ao processo social, político, econômico e cultural no Piauí. Possui natureza consultiva e deliberativa, sendo instância máxima a Conferência Estadual da Juventude.
Posteriormente, Ianara apresenta várias fotos de toda essa longa jornada de articulação e mobilização da juventude piauiense rumo a 1ª Conferência Nacional de Políticas Públicas.
Depois de todo esse processo, chegamos na 2ª Conferência de Políticas Públicas de Juventude com o lema: “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação dos Direitos” e com os temas:
I – Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional;
II – Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e
III – Articulação e integração das políticas públicas de juventude.
E a data da Conferência Nacional será durante os dias 09 a 12 de Dezembro de 2011. Ianara destaca as etapas preparatórias:
I – Conferências Livres: de 01 de junho de 2011 a 30 de setembro de 2011;
II – Conferências Municipais, Regionais e Territoriais: de 01 de junho de 2011 a 31 de agosto de 2011;
III – Conferências Estaduais e do Distrito Federal: de 01 de setembro a 31 de outubro de 2011; e
IV – Consulta Nacional aos Povos e Comunidades Tradicionais: até 31 de agosto de 2011.
Responsável: Venício e Ianara
Tempo Aproximado: 30 min
ALMOÇO... 12:00 – 13:30 (1h 30min)
Quinto Passo: Exercício de preparação do Estado para o Intercâmbio Regional das Juventudes dos Territórios
Esse momento, Venício começa fazendo uma reflexão com a seguinte pergunta: “Quais as tarefas dos territórios estaduais para garantir nossa participação qualificada?”. Em seguida, foi dividido os 03 grupos:
- Atividade durante a viagem;
(Fagner, Assuero, Erondina, Fernandinha, Vicente, Silvam)
Acordos de Convivência:
- Discussões: Construir momentos formativos dentro do ônibus a partir das discussões referentes às Políticas Públicas de Juventude; Divisão do Estado, partindo da divisão territorial; Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude.
- Dinâmicas;
- Karaokê;
- Amigo Oculto;
- Bingo;
- Jogos;
- Grito de Guerra, palavras de ordem para a marcha de abertura.
- Marcha de Abertura... Apresentação Cultural do Estado;
(Uana, Suellen, Catharyna, Leiane, Ukime)
- DVD do hino do Piauí para a visibilidade das potencialidades culturais do nosso Estado;
- Recitar o texto “Piauí: um leque de possibilidades” fazendo exaltação ao Piauí;
- Apresentação do Cavalo Piancó;
- Construção e elaboração de um Cordel sobre os territórios do Estado do Piauí a ser ensaiado no ônibus (Uana Sara – Cocais).
- Barraca... Feira dos Territórios.
(Tainã, Hyassyca, Venício, Chiquinha)
O grupo ressaltou as potencialidades de cada território. Os produtos serão de responsabilidade de cada território, bem como a apropriação da barraca será da delegação.
- Chapada das Mangabeiras: buriti e derivados.
- Carnaubais: Carnaúba e derivados.
- Vale dos Rios Piauí e Itaueiras: Mel.
- Entre Rios: Folclore, Artesanato.
- Cocais
- Planície Litorânea
- Vale do Sambito
- Vale do Canindé
- Vale do Rio Guaribas:
- Serra da Capivara:
- Tabuleiros do Alto Parnaíba:
Responsável: Venício
Tempo aproximado: 1h
Sexto Passo: Apresentação e recomendações para o Estado... Acordos e Acertos para o ônibus com destino a Cabaceiras – PB
Esse momento, Ianara atenta para o grupo a reflexão e melhoria das propostas para as atividades apresentadas, reforçando assim, as tarefas de casa para cada participante representante dos seus respectivos territórios.
Em seguida, Ianara convida Vicente para coordenar esse momento, pois o mesmo é a pessoa que está articulando com as empresas de ônibus para solicitar os 03 orçamentos.
Vicente explica como tem se dado a organização do ônibus, ressaltando o trajeto do ônibus que será de Teresina a Floriano a Oeiras a Picos com destino a Cabaceiras-PB e o horário previsto para a saída do ônibus em Teresina será no dia 15 de junho às 08hs, em frente da FETAG-PI, local escolhido por ser o espaço mais central de Teresina.
Posteriormente, Vicente solicita que @s presentes anotem seu número, do Venício, da Fernandinha e da Suellen, por que devido a minha ida a Cabaceiras será antes da delegação e @s referid@s serem @s Coordenador@s do ônibus.
Responsável: Ianara e Vicente
Tempo aproximado: 30min
Sétimo Passo: Avaliação e ato de encerramento
Como acordado no início, Fernandinha e Silvam apresentam a proposta de avaliação que é a seguinte, cartazes com sinal de trânsito, em cada cartaz será sinalizado com uma das cores dos sinais,
Amarelo (para as questões que considerarem preocupantes e que precisam melhorar na viagem para intercambio);
Vermelho (para as questões que considerarem negativas e que precisam ser evitada).
VERDE | AMARELO | VERMELHO |
Foi vê todos animados para estarem representando seu território; | Saber se todos vão cumprir com os objetivos de representar seu território do Piauí; | --- |
Empolgação de todos para a viagem; | Não participei do início até o final. | --- |
Cumprimos o acordo de convivência; | --- | Ausência de alguns territórios; |
Reencontro; | Preparação; | Paradinha, por que vamos continuar no Intercâmbio Regional; |
A participação de todos; | Garantir a participação de todos na viagem; | A falta de outros territórios; |
Cumprimento do horário, a dinâmica do encontro; | Ter mais encontros, falta de mais encontros; | --- |
Conseguimos cumprir os horários e alcançar nossos objetivos; | É que tudo que a gente amarrou esteja amarrado até a viagem; | Ponto negativo foi a ausência dos demais territórios dentro da organização da viagem; |
Todos cumpriram os acordos de convivência; | Eu sinto que é preocupante o fato de não termos ensaiado a apresentação cultural; | Evitar que nos próximos encontros não haja tanta falta dos outros territórios; |
Ver que todos cumpriram com o horário; | As coisas planejadas que ainda não foram feitas; | A pouca motivação de alguns grupos na vinda à reunião; |
Muito importante para o conhecimento de nossos jovens para atingir os objetivos; | Preocupação, mais responsabilidade para repassar aos outros jovens; | --- |
Horário cumprido; O dia foi atrativo, por estar ao lado de vocês; | --- | --- |
Reencontrar as pessoas, cumprimento dos horários; | Ser cumprida a apresentação de uma forma bacana; | Os jovens que faltaram; |
Conseguimos atingir os objetivos; | Precisamos garantir mais espaços de discussão como esse; | Infelizmente, percebemos que muitos jovens ainda possuem muitas dificuldades nos seus territórios; |
* Foto OFICIAL do Encontro Preparatório... Juventudes Piauiêszando Sabares!!!
Tempo aproximado: 30min
P.S.: Eu vivi e contei!!! =]
P.S.: Eu vivi e contei!!! =]
Sem comentários:
Enviar um comentário